Mito N4 "Como iniciante, você esta fadado a cometer muitos erros."

From Antimoon Translation Project

Isso é geralmente dado como justificativa do mito de "Erros são OK". O raciocínio é que erros são uma parte do aprendizado, portanto é sem sentido tentar evitá-los.

Fato: Enquanto você não pode eliminar erros completamente, você pode falar e escrever com poucos erros, mesmo sendo um iniciante.

O truque é colocar input antes de output. Se você seguir bons exemplos (ou seja, construir suas frases por frases e padrões corretos que você leu em livros ou ouviu de falantes nativos), e evitar frases "incertas" (frases que poderiam ser incorretas), você quase não vai ter erros.

Aqui está o que isso significa:


Você não deve abrir sua boca até que você veja/ouça frases corretas suficientes para construir suas próprias frases corretamente. Se você não pode ajudar, até fazer erros, passe o seu tempo em colocar input (ler e ouvir).


Você deve procurar as coisas nos dicionários e na web antes de escrever uma frase, para ter certeza que está correta.


Se você não tem certeza absoluta e não pode checar se o que você vai falar (ou escrever) é correto, não fale (nem escreva). Caso contrário, você pode ensinar a você mesmo uma frase incorreta.


Quando ler ou ouvir, preste atenção nos detalhes como ordem de palavras, artigos, preposições, e tempos verbais. Compare frases na língua estrangeira com frases equivalentes em sua língua nativa. Note o quão diferente elas são. Isso vai lhe ajudar a perceber quais partes das suas próprias frases podem estar erradas.



As técnicas acima ajudam você a evitar maus hábitos que mais tarde seriam muito difíceis de curar. Se você é cuidadoso e paciente o suficiente, você pode aprender com poucos erros e progressivamente adquirir a habilidade para usar mais e mais frases que você tem certeza que são corretas, até que você possa expressar qualquer coisa que você quiser na língua estrangeira corretamente e fluentemente.