Why are Brazilians so hypocritical?

xou da xuxa   Fri Apr 23, 2010 6:54 am GMT
Há pouco mais de uma semana, o jogador Ronaldo Nazário, o Ronaldo “fenômeno”, do Real Madrid e da seleção brasileira, ao fazer um comentário sobre a discriminação racial nos estádios de futebol, lançou uma inacreditável “pérola”: “Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância”.

O absurdo da frase foi alvo de comentários irônicos em toda parte. Mas, na verdade, a história toda só seria realmente cômica se não fosse expressão de uma verdadeira tragédia: a dificuldade que negros e negras têm em assumir sua negritude. Uma dificuldade que muito tem a ver com a história deste país.

Apenas para citar um exemplo “histórico”, basta lembrar o resultado do censo de 1980, quando depois de anos nos quais o item raça/cor era excluído da pesquisa pela ditadura, cerca de 50% da população respondeu à questão com 136 “cores” diferentes.

O absurdo arco-íris incluía coisas como “acastanhada”, “alva escura”, “branca morena”, “morena bem chegada”, “pouco clara” ou “puxa para branca”. Auto-definições que, como constatou o livro “Retrato do Brasil”, de 1985, demonstram que “o brasileiro foge da sua verdade étnica, procurando, através de simbolismos de fuga, situar-se o mais próximo possível do modelo tido como superior”, ou seja, o branco.
Ren   Fri Apr 23, 2010 3:20 pm GMT
Eu nunca ví isso...e se ele falou isso realmente...tenho dó dele.
Ren   Fri Apr 23, 2010 3:24 pm GMT
Enfim...if Brazilians are so hypocritical...good lord...I do not know where that places Americans, or the French... jesus...have I ever seen more complainers than the French???? Complain about everything, even among themselves...if you are from Northern or Southern France, which dialect you speak, accent...seriously, this question could be in any nationality.
Gate-crasher   Sat Apr 24, 2010 1:39 am GMT
Xuxa disse:

<< Mas, na verdade, a história toda só seria realmente cômica se não fosse expressão de uma verdadeira tragédia: a dificuldade que negros e negras têm em assumir sua negritude. >>

Correção: a dificuldade que os brasileiros "brancos" têm em assumir a sua não-branquitude. A frase atribuída, verdadeiramente ou não, ao Ronaldo é uma pérola apenas porque é endossada por 90% dos brasileiros. Pode apostar que em Bento Ribeiro, o Ronaldo era "branco", como "branco" se acha a maioria que não é.
E esse, Ren, não é um problema que nem a França nem os EUA tem.