Latin America: Portuguese or Spanish?
In Paraguay Guarany is a co-official language, supposedly more spoken than Spanish
Guarany is more of a basilect and mesolect, and Spanish is acrolect in Paraguay, just like High German is in Switzerland. Spanish is the language of arts, instruction, and politics. Even many speakers of Guarany consider this language lowclass-ish
Convidado, talvez o conceito de "civilização ocidental" para agrupar Brasil, Argentina e Escandinávia seja inútil também, certo?
«Qualquer um que tenha viajado por Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela reconhece as semelhanças e a maior proximidade cultural que temos com os vizinhos do que, por exemplo, com americanos e canadenses.»
Isso não é verdade. Yankees e canadianos falam quase todos a mesma lingua, com com praticamente o mesmo sotaque. Quase todos os canadianos vivem a menos de 200 kms da fronteira com os EUA. A única diferença entre eles é que o Canadá não tem pena de morte (LOL) e os EUA têm.
As diferenças entre brasileiros e os seus vizinhos são maiores.
«...and they like music in Spanish (which they call: música latina).»
Some people might like, but it's nothing compared with the fans of Brazilian music in Spanish speaking latin-America.
Brazilian music is a lot more popular in Brazil's neighbouring countries than the opposite.
In some regions close to the border with Brazil many people speak Portuguese with various degrees of fluency. In Paraguay for example many people does speak Portuguese.
Penetra, o termo 'civilização ocidental' não abarca apenas Brasil, Argentina e Escandinávia, mas sim todos os países cuja base cultural é ocidental, acho que para todo ocidental a validade dele é bem clara (embora os nossos amigos do norte raramente contem a nós ibero-americanos entre os ocidentais). Esse não foi um termo artificial inventado pela política externa de uma país para aumentar a sua influência em uma dada região, como é o casos do 'América Latina'. Se o Itamaraty inventasse agora, para tentar aumentar sua influência na Escandinávia, o termo 'brasgentinávia' que agrupasse tão-somente Brasil, Argentina e Escandinávia não seria um termo inútil e artificial, para não dizer risível?
O que é que a Escandinávia tem a ver com o caso? É por ter louras? he he he
LOURA significa PAPAGAIA. Mulher de cabelo claro eh LOIRA, sempre com OI.
LOURO mais comum em Pt
LOIRO mais comum no Br
Oiço mais comum em Pt
Ouço no Br
TOUCINHO mais comum em Pt
TOICINHO mais comum no Br
PAPOILA (pt)
PAPOULA (br)
CALOIRO (pt)
CALOURO (br)
Sim Biboka.
Em Portugal "oi" é um poico...(ooops, pouco) arcaico para alguns casos como "oiro".
DE quase todas as palavras que você referiu, pode-se em Portugal dizer de ambas as formas. Apenas "toicinho" é que nunca oivi (...eh...ouvi).
"Louro" em Portugal também significa uma folha que se usa como tempero em pratos de carne.
João,
Eu quis dizer que nós (nós, brasileiros, bem-entendido) temos mais proximidade cultural com argentinos, venezuelanos etc do que nós temos com os americanos e canadenses/canadianos. É claro que americanos e canadenses são quase a mesmíssima coisa, comparável com argentinos e uruguaios.
Convidado,
O termo América Latina não é de uso exclusivo da esquerda, nem dos atuais ocupantes petralhas do Itamaraty.
Biboka,
Se bem me lembro, o nome do rap do Gabriel é "Lôraburra" e não, "Loiraburra", certo?
Gabriel Pensador eh filhinho de papai, odeio essa gentalha de carro blindado e condomínio fechado...Se ele entrar numa favela, o pessoal bate nele fácil fácil, Deus nos livre de white trash tupiniquim.
"TOUCINHO mais comum em Pt
TOICINHO mais comum no Br"
de onde foi que você tirou esse absurdo?
só 1% da populacao fala toicinho. geralmente estão no norte-nordeste e são os mais burros e iletrados,tipo empregada domestica.
«só 1% da populacao fala toicinho. geralmente estão no norte-nordeste e são os mais burros e iletrados,tipo empregada domestica.»
... é que é igual em Portugal. Mas como você deu o grito de Ipiranga da separação linguistica AGORA MESMO, a palavra passou a ser toicinho (LOOOOL)
Viva a independêrncia linguística do Brasil!
Viva o toicinho! Abaixo o toucinho!
«geralmente estão no norte-nordeste e são os mais burros e iletrados,tipo empregada domestica»
Você é racista até com os próprios brasileiros. Poxa!
Porque não declara a independência de S.Paulo (e só com alguns bairros) do resto do Brasil e de todo o mundo também?
Já agora, porque não declara a independência linguística de si próprio em relação aos outros, e cria a sua própria lingua pessoal?
Género "eu não falo lingua de ser humano não! Eu falo outra coisa superior muito acima desses seres humanos burros"
Depois ensine à gente essa lingua, tá? Ka gente chama a ambulância com os homens de bata branca prá você.
Muita gente escreve muita idiotice por aqui - e não estou me eximindo! -, mas esse ninoneto bateu todos os recordes. Façamos uma vaquinha para comprar um Aulete para o menino.