Krzysztof

From Antimoon Translation Project

Em inglês: Krzysztof Cichy

Quem é você?edit

Meu nome é Krzysztof (versão polonesa do nome Christopher), tenho 20 anos, sou estudante de Economia na universidade de Poznan. Poznan é uma cidade linda com cerca de 600,000 habitantes, localizada no oeste da Polônia. Vivo lá desde que nasci. Meus interesses são: Esportes — Especialmente tênis (sou uma "TenisManíaco"), basquete e bridge (Sim, isso é um esporte — e vai ser lançado nas Olimpíadas de inverno em Salt Lake City ); ciência — principalmente física, química e genética; música - Eu amo um bom rock e heavy metal.

Como aprendi inglês?edit

Comecei a aprender inglês por volta dos 10 anos de idade. De início, a única motivação que tinha era a pressão dos meus pais que me diziam que era muito importante aprender línguas estrangeiras, principalmente o inglês. Culpo o sistemo político polonês dos anos 80 por esse contato tardio com o inglês. Seguramente eu teria começado antes se tivesse tido oportunidade, pois eu gosto de explorar e apre o mundo desde quando me entendo por gente.

Além disso, eu sempre queria ser a melhor na escola. Eu não suportava ver alguém melhor que eu. Para minha sorte, esse raramente era o caso :-). Claro que com o inglês era a mesma coisa – Eu queria ser a melhor e sempre tirar as melhores notas. Essa foi a minha primeira motivação. Entretanto, tenho que dizer que não foi difícil ser melhor que meus colegas pois eu gostava de coisas novas e alguns deles não.

Na 8.ª série eu participei de uma competição de inglês. Eu fui a melhor entre os meus colegas, passando para o próximo nível da competição. Infelizmente, a fase seguinte caiu justo no dia da concurso de química. Eu tinha que escolher, então preferi o de química. Hoje eu não me arrependo (Fui a melhor do país) Mas eu me senti um pouco confusa e enganada. Acho que estudar para uma competição é uma maneira muito efetiva e motivadora de aprender; e eles me privaram dessa chance.

Por volta de 1994-95 ouvi falar sobre o Método SuperMemo, e comecei a usá-lo bastante (Não só para aprender inglês, mas também alemão e outras coisas). Aprendi muito com isso. Comecei com o Basic Englishcollection, mas estava fácil demais, então passei para o started Advanced English— isso me ajudou a aprender muitas palavras novas. No início, eu não entendia muitas definições, Então, às vezes eu colocava o equivalente em polonês da definição em inglês. Isso me ajudava a entender os itens mais complicados. Posso dizer que eu sei muitas palavras graças ao Advanced English. Eu também tenho minhas próprias coleções. Infelizmente, eu não tenho adicionado novas palavras recentemente, mas vou fazer isso quando tiver tempo.

Meus interesses foram uma grande motivação para mim:

1. Ciência — Principalmente física contemporânea (teoria quântica, cosmologia, astrofísica, física de partículas elementares). Eu tinha que aprender inglês para poder entender artículos na internet e revistas como the New Scientist. Eles continham muitas palavras técnicas. Infelizmente, quase todos livros científicos que li foram em polonês por eu não ter acesso a livros em inglês (ou por eles serem muito caros).

Daí, os únicos livros que li em inglês foram romance — por exemplo, a clássica série The Penguin Popular está disponível e é barata. Agora estou lendo Crime e Castigo— Dois ou três capítulos por dia conforme eu tenho um pouco de tempo livre, analisando cada capítulo cuidadosamente. Isso é uma boa ideia pois o livro contém um monte de novas palavras e frases (no entanto muitas delas são um pouco antiquadas ou caíram em desuso).

2. Música— No meu caso foram bandas como Metallica e Iron Maiden. Agora estou escutando pelo mp3 (Guns n’ Roses Estranged) e é o máximo ser capaz de entender a letra. Por outro lado, tenho que admitir que ainda tenho muita dificuldade em entender algumas músicas quando não confiro a letra. Principalmente as bandas mais pesadas como Vader. Não as escuto muito, mas suas letras são muito interessantes no ponto de vista linguístico.

Ultimamente, tenho escutado bastante Dream Theater. Suas músicas são interessantes na perspectiva de um estudante de inglês. — A voz é clara a linguagem é repleta de estruturas linguísticas e palavras interessantes. Música é uma motivação muito importante para mim — Ainda tenho que aprender muito para entender o inglês cantado.

3. Esportes— ganhei muito com isso — Tanto motivação quanto algumas competências linguísticas. Eu assistia a todo torneio de tênis da Eurosport (um canal de esporte europeu) e, portanto, eu tinha que escutar a narração em inglês. Isso me ajudou a entender o inglês falado (outros canais que em ajudaram foram CNN e NBC que eu acessava para assistir  Tonight Show com Jay Leno e Late Night com Conan O’Brien). Também usei a internet para pesquisar informações sobre meus jogadores favoritos do ATP & WTA Tour - Andre Agassi e Martina Hingis. Isso também me obrigou a melhorar meu inglês.

Vejo que ainda tenho muito que melhorar. Vou focar no inglês falado — Tanto minha pronúncia quanto meu listening precisam melhorar. O processo de aprendizagem de uma língua estrangeira nunca termina. A perfeição é muito difícil de ser alcançada.

O que o inglês te deu?edit

  • Ampliei meu campo de interesses. Aprendi muitas coisas interessantes e importantes graças ao meu conhecimento de inglês.
  • A sensação de comunicar-me com gente do mundo todo.
  • Satisfação por me sentir capaz.