Michal Ryszard Wojcik

From Antimoon Translation Project

Em inglês: Depoimentos de pessoas que tiveram sucesso: Michal Ryszard Wojcik

Quem é você?edit

Meu nome todo é Michal Ryszard Wojcik. Eu vivo na Polônia e o polonês é minha língua nativa. Sou matemático e um entusiasta do inglês. Fui bem-sucedido aprendendo inglês e agora eu gostaria de compartilhar minha experiência com as pessoas. Eu criei Antimoon com Tomasz P. Szynalski para ajudar vocês a aprenderem inglês de foma eficaz e com entusiasmo.

Como você aprendeu inglês?edit

Meu primeiro contato com o inglês foi aos seis anos. Papai me inspirou a escutar os Beatles. Então, eu escutei essa banda por sete anos. No início, eu não conseguia entender nada do que eles cantavam. Mas, logo comecei a entender algumas palavras isoladas, principalmente aquelas que apareciam no nome das músicas.

Mais tarde, eu arranjei um livro com a letra de todas as músicas. Li esse livro várias vezes, e assim decorei muitas músicas. Mas, ainda que eu cantasse essas músicas, eu conseguia entender muito pouco da letra delas. Meu sonho era poder aprender inglês ao ponto de conseguir entender os Beatles. Assim, Os Beatles foram minha primeira motivação. Foi assim que começou a minha trajetória no aprendizado de inglês.

Hoje, posso entender Os Beatles claramente. Toda vez que escuto uma música deles, fico muito feliz e orgulhoso por ter realizado meu sonho de infância. Escuto várias bandas de rock, todas em inglês. Faço isso diariamente, às vezes sete horas por dia. Sempre estou ciente do meu sucesso com o inglês porque posso entender a letra das músicas que escuto, e isso é muito prazeroso, desfruto de músicas em inglês várias horas por dia.

Aos 13 anos, comecei a ler livros fictícios de ciência em polonês, embora eles fossem estadunidenses. Eu não podia ler na versão original por não saber inglês. Enquanto eu lia em polonês, eu ficava mais e mais ansioso para lê-los em inglês. Eu sentia que em inglês os livros seriam ainda mais interessantes e a leitura seria mais excitante. Finalmente, decidi ler livros em inglês, e essa decisão me guiou por vários anos.

Eu fui aprendendo cada nova palavra que encontrava, e a cada uma eu me sentia mais perto da meta. A cada palavra, via que minha habilidade de leitura estava melhorando. A cada palavra eu me sentia mais forte.

Até que consegui pela primeira vez ler um livro todo em inglês e entendê-lo. Esse foi um avanço na minha vida. Eu havia quebrado uma barreira e entrado em um novo mundo. Descobri que ler em inglês é muito mais excitante. Quando leio em inglês, não tenho só o prazer da leitura, mas também o prazer de usar e aprender o inglês. Nos últimos 4 anos, li livros apenas em inglês. com muito poucas exceções.

Já li muitos livros populares de ciência em inglês, alguns os quais ainda não estão disponíveis em polonês. Meu conhecimento de inglês me permitiu entrar em contato com o estado atual da teoria da evolução e ciência cognitiva da mente. Sem o inglês, eu nunca teria lido esses livros porque eles não foram traduzidos em polonês. Quando eu alcancei um nível suficiente para ler livros livros populares de ciência em inglês, eu descobri que o inglês é uma ferramenta muito importante para aprender ciência.

Atualmente, eu estudo matemática. A maioria dos livros que uso são em inglês. Na verdade, a maioria dos livros da biblioteca da minha faculdade são em inglês. Eu descobri que meu conhecimento de inglês é muito importante para meu estudo de matemática. Se eu não soubesse inglês, eu estaria limitado aos poucos livros de matemática em polonês. E são poucos, mesmo. Um ano atrás, eu decidi usar só inglês no meu caderno de matemática. Escrevo e leio material de matemática em inglês, como a maioria dos profissionais de matemática. Tornei-me parte da comunidade internacional de matemática. Eu posso ler material de matemática na internet e publicar os meus próprios, sem nenhuma barreira linguística. Me sinto livre!

Tenho experiência com SuperMemo. Você pode ver uma amostra de uma das minhas coleções para aprender inglês. (em inglês)

O inglês me deu muita satisfação e prazer, além dele ser muito útil na minha carreira científica. É por isso que quero compartilhar meus métodos e minha experiência com outras pessoas. Sei que é possível aprender inglês de forma prazerosa, e quero mostrar isso para outras pessoas. Se você se interessou por minha experiência pessoal ou se você tiver qualquer pergunta para me fazer, você pode me encontrar na lista de e-mails da página do Nork Experiment.