Falando em Português

Lussoport   Tue Apr 07, 2009 10:08 am GMT
As pessoas qualificadas para falar o português.
Ana   Tue Apr 07, 2009 2:46 pm GMT
O Engraçado é que a maioria das pessoas que falam mal do Brasil aqui, sequer estiveram no Brasil alguma vez na vida. Sim, o Brasil ainda é terceiro Mundo, sim o Brasil possui 18% de sua população vivendo na pobreza, sim o Brasil ainda é o 6° Pais mais desigual do Mundo.

Não nego nada disso. O problema é que vocês em sua maioria são tendenciosos. Separam uma pequena parte de meu texto para contestar, contudo não tocam nos pontos bons que eu falei, como discutir sobre a língua portuguesa e suas variantes. Ja fui à Itália e vivi la durante um tempo, então não adianta ninguém vir aqui me dizer que a Itália é isso ou aquilo,pois a conheço muito bem, tanto suas qualidades quanto seus defeitos. E dou o assunto por encerrado, pois como eu ja disse, o fórum não é sobre a economia dos Países.

Mas não posso deixar de notar, o quanto desinformadas a maioria das pessoas aqui são. Principalmente quando se trata de Brasil. Tratam o Brasil como que o mesmo fosse uma pobre ex-colônia, com economia agrícola, metade da população pobre e violência exacerbada. Tenho uma novidade para vocês: O Brasil não é tão pobre, e o Brasil não é tão periférico como vocês costumam pensar.

Nos somos o Maior Pais de língua latina do Mundo, possuímos 35% da Biodiversidade terrestre do Planeta e 25% da Biodiversidade maritma. O Brasil vêm diminuindo cada vez mais suas emissões de CO² e vêm punindo agricultores e madeireiros estrangeiros que vem para ca poluir. Alguém falou sobre viver em prédios... Pois bem, não vivo em prédios, não moro em bairro nobre! Ao menos não convencionais. Minha familia é oriunda da Favela e se temos algo hoje em dia, é devido ao nosso esforço e ao crescimento do Pais.

O Brasil vêm mostrando cada vez mais que não é somente o Pais do Futuro, porém do presente também. Ninguém diz aqui, que possuímos a maior indústria do Hemisfério Sul; Ninguém diz que no ano de 2008, geramos mais empregos que toda a América Latina junta, e no Mundo so ficamos atras da China e Índia. Ninguém fala que o Brasil hoje, NÃO PODE ser considerado um Pais pobre, pois 53% de sua população pertence à classe média. Ninguém pode dizer que somos um Pais de péssima qualidade de vida, pois nosso IDH hoje é de 0.810 e devera chegar ao 0.820 no Próximo relatório da ONU. Ninguém fala que somos o Unico Pais do Hemisfério Sul da Terra a comandar mais de uma missão de Paz da ONU.

E ainda tem mais. De 2000 a 2007, os ricos brasileiros passaram a possuir 41% da renda nacional, e não 53% como antes. E os pobres, passaram a ter 1.2% e não somente 0.8% como antigamente. Ou seja, estamos melhorando, estamos vencendo a pobreza, por mais que pessoas tendenciosas tentem esconder isso.

E mais, o Brasil possui hoje a 10° maior reserva de Petróleo do Mundo; A segunda maior reserva de Urânio do Planeta; 25% da Agua doce da Terra esta na Amazônia e mais 10% no Aquifero Guarani; Possuímos o segundo maior e mais bem equipado exercito das Américas; Estamos punindo os membros de nosso próprio congresso nacional, aqueles famosos corruptos; Somos o unico Pais da América Latina a possuir uma Lei antipedofilia na internet; So no ano passado foram mais de 5 mil pedofilos presos; O Brasil possui ainda a quarta maior indústria Naval do Mundo; A sexta maior indústria automobilística; Possui 17 das 100 maiores empresas do Mundo; Geramos 3 milhões de empregos em 2008 e mesmo em crise, neste ano de 2009, serão gerados mais de 1 milhão de empregos; Aumentamos a renda do trabalhador médio brasileiro para 800 dolares mensais; Possuímos todos os recursos naturais necessários à indústria moderna, e todos em abundância.

Tudo isso é apenas para explicar que o Brasil tem pobres sim, tem corruptos sim, e ainda temos muito caminho pela frente. Mas o fato é que cada vez mais o Mundo vai ouvir falar coisas boas do Brasil, como Biodiesel, Etanol, Biometano, Lançamento de foguetes (Sim o Brasil domina a tecnologia de lançamento de foguetes), Bomba Atômica (O Brasil não a possui mas possui a tecnologia para produzir mais de 3 Bombas em apenas 4 meses) e etc.

Não quis com meu comentário um tanto infeliz, dizer que a Itália seja pobre. Ja vivi la e sei que não é! A Itália é um lindo Pais desenvolvido, graças a Deus. Meus avos são italianos. Eu mesma possuo cidadania italiana. Mas eu quis mostrar que hoje, os Países Latinos, que foram mais ricos que os antigos Países germânicos, não são tão ricos assim. Quanto a pertencer ao G7, bom, a nova ordem mundial é outra. O G7 é coisa do Passado, hoje, o que vale é o G20, que reúne 80% do PIB mundial. Cabe ressaltar que segundo a Agência Fitch, o Brasil devera ultrapassar a Itália neste ano em PIB Nominal, contudo, o Brasil ainda permanece desigual. Porém não tanto quanto vocês pensam.

Estudem mais, pois julgar um Pais sem conhecer é como tentar falar de Marte sem nunca ter vivido la. Falo do Canadá, Itália e EUA pois ja vivi nesses Países. Nunca morei na França ou qualquer outro, por isso jamais vou julga-los por vi algo escrito sobre eles em um livro.

Passem bem

Beijos
Ainda nao convenceu   Tue Apr 07, 2009 5:59 pm GMT
Infelizmente o problema não é somente econômico, mas a qualidade de vida da população, o que adianta um país crescer e a população continuar com 1% da renda, com todo mundo analfabeto. Eu concordo que o Brasil está melhorando um absurdo nos últimos anos, eu volta e meia me espanto com as notícias, como o Brasil vem se saindo bem, mas infelizmente a educação, a saúde e a renda não estão crescendo em igual. O Brasil para o povão ainda é pobre, muito pobre.
Esse índice IDH é pífio, não quer dizer nada, absolutamente nada.
Morar num país não quer dizer nada, você pode morar aqui em São Paulo, ou em Alphaville, em bairros ricos por um bom tempo e nunca ver as favelas, só carros de luxo, ruas asfaltadas, casas bonitas, etc.
Paul   Tue Apr 07, 2009 7:00 pm GMT
<<Não é, por certo, a mesma coisa! Não tem como comparar uma Língua, que é a forma como um povo "traduz" o Mundo, com um sorvete.>>

Estou a comparar preferências, porque você esta insinuando que é ignorante e errado ter uma opinião má de uma idioma. Uma preferência é uma preferência. Não gosto de sorvetes que têm nozes, na mesma maneira que não gosto de idomas guturais. Se seja válido não gostar de um sorvete, tambem deve ser válido ter uma opinião má de uma idioma.


<<O sorvete você escolhe, porque não pode levar todos os que te oferecem para compra, um idioma não. Ele não é oferecido...>>

Claro que são ofrecidos - principalmente nas escolas. Ninguém pode aprender todos os idiomas que existe no mundo. Tem que escolher.


<<Por exemplo, não creio que existam idiomas mais belos que outros não.>>

Fala serio. Isso é como dizer que não existam pessoas mais belas que outras.
ja visitei   Tue Apr 07, 2009 7:21 pm GMT
Estive no Brasil ha dois meses, visitei o Rio de Janeiro e outras cidadezinhas, o pais é bastante bonito, belas praias e lindas paisagens mas infelizmente tem ainda muita pobreza, vi poucas pessoas riquissimas mas a maioria do povo brazileiro é pobre, pelo menos em comparaçao ao estandar europeu e norteamericano.
chico   Tue Apr 07, 2009 8:10 pm GMT
Ana,

gracias por los comentarios. en verdad yo no hablo portugues. he vivivdo en latinoamerica y hablo bastante espanol pero no voy a decir que lo hablo perfectamente. estoy estudiando para maestro de espanol.

estoy considerando un tercer idioma y tal vex sera portugues. yo he estudiado un poco por discos compactos. you podia leer todo lo que me escribio sin problema pero no puedo escribirle en portugues. me gustaria aprender.

me puede recomendar un curso o algunas materias que me ayudaria en aprender las differencias entre los dos. hablo mejor que leo y escribo. es el mismo con portugues. yo he encontrado varias personas y podia tener conversaciones muy simples en portugues sin problem pero para escribirlo es dificil.

gracias,

chico
chico   Tue Apr 07, 2009 8:12 pm GMT
tal vez sera portugues.

yo podia leer.

no puedo hacer los accentos con esta computadora. los otros errores son los mios.
Ana   Tue Apr 07, 2009 10:04 pm GMT
Chico

Por favor, ouça com atenção os vídeos desse usuário do Youtube. Ele é um norte americano, porém tem ótima pronuncia de Português do Brasil;

http://www.youtube.com/watch?v=mg6dVfFnLc4

Por favor, acesse o seguinte site para aprender a gramática do Português do Brasil. estou a procura de sites sobre o Português de Portugal, que também é belo e acho que você poderia aprender a distinguir.

http://www.learn-portuguese-now.com/brazilian-portuguese-lessons3.html

Beijos
Ana   Tue Apr 07, 2009 10:28 pm GMT
<<Infelizmente o problema não é somente econômico, mas a qualidade de vida da população, o que adianta um país crescer e a população continuar com 1% da renda, com todo mundo analfabeto. Eu concordo que o Brasil está melhorando um absurdo nos últimos anos, eu volta e meia me espanto com as notícias, como o Brasil vem se saindo bem, mas infelizmente a educação, a saúde e a renda não estão crescendo em igual. O Brasil para o povão ainda é pobre, muito pobre.
Esse índice IDH é pífio, não quer dizer nada, absolutamente nada.
Morar num país não quer dizer nada, você pode morar aqui em São Paulo, ou em Alphaville, em bairros ricos por um bom tempo e nunca ver as favelas, só carros de luxo, ruas asfaltadas, casas bonitas, etc.>>


Esta enganado (a) se pensa que meu objetivo é convencer alguém. Estou certa de que grande parte de vocês ignoram a realidade brasileira. Contudo muitas palavras que você disse, estão corretas. Mas não é A POPULAçÃO que ganha 1% da renda, e sim aqueles 10% mais pobres. E os que ganham 41% da renda, são aqueles 10% mais ricos da população. Ambos são em mesma quantidade.

Contudo 10% da população brasileira, significa exatos 19 milhões de pessoas. Isso não é pouco. Mas de maneira alguma todo mundo no Brasil é analfabeto, sendo que o analfabetismo completo, atinge 9% da população, e o analfabetismo funcional (sem interpretação de textos), atinge 15% da população. Logo 15%+9%=24%. Realmente um numero absurdo, digo eu, de pessoas analfabetas.

Pois bem, mas então lhe pergunto, se você sabe tanto sobre nossa realidade, me diga justamente o que se esta a fazer contra essa realidade cruel?

Eu mesma lhe direi. O Governo brasileiro, com o FUNDEB, aprovado ano passado, passara a ser o maior financiador de educação em toda a América Latina. Serão 45 bilhões de dolares por ano, para o ramo da educação. Isso significa que o investimento médio por aluno saltara de 250 dolares para 1.575 dolares. Algo semelhante ao Chile, e não se pode dizer que no Chile a educação não é prioridade, tendo em vista a alta qualidade de vida daquele Pais.

E tem mais, segundo avaliações da ONU, os alunos de ensino Médio, devem atingir a nota 6.5 em seus testes para poder ter uma educação de qualidade. Os alunos de Ensino Médio brasileiros, atingiram ano passado a nota 4.5, ou seja, ainda distante da nota de Países como Portugal (6.8), Chile (7.1) e Coreia do Sul (8.1). Que o diga o nobre Canadá(9.5) e Finlândia (9.7).

Mas note que ja houve um avanço na nossa educação e um grande avanço, tendo em vista que a nota média do Ensino Médio brasileiro na ONU era de 3.1 em 2003, e em 2008 ja se tornou 4.5. Se o ritmo continua o mesmo, em 2011 possuiremos nota 5.0 e em 2020 nota 6.5, chegando ao esperado patamar da ONU. O importante é melhorar, não importa quanto!

O Brasil não é pobre de maneira alguma, jamais aceitarei isso. Um Pais que paga 20 bilhões de dolares por ano em benefícios sociais, que paga 15 bilhões de dolares em subsídios agrícolas e insere 150 bilhões de dolares no setor financeiro de uma hora para outra, não pode ser pobre. O Brasil eu te diria, é na verdade desigual, e se assim o é hoje, não o sera no futuro. E esse indice de IDH não tem nada de Pifio. Ele demonstra o quanto o Brasil esta conseguindo vencer as barreiras seculares lhe impostas por sua elite e por alguns Paises.

A propria ONU concorda que nenhum Pais avançou tanto no IDH quanto o Brasil, nos ultimos anos. Você fala de educação, renda, saude... O IDH mede justamente esses indices.

Quanto ao que você falou, isso sim não tem nada a ver, pois não moro em Alphaville, e mesmo morar la, não significa não conhecer a realidade brasileira. As pessoas pensam que falar em realidade brasileira, é falar em pobreza, mas Brasil e pobreza estão cada vez mais deixando de ser a mesma coisa.
Ana   Tue Apr 07, 2009 10:40 pm GMT
<<Estou a comparar preferências, porque você esta insinuando que é ignorante e errado ter uma opinião má de uma idioma. Uma preferência é uma preferência. Não gosto de sorvetes que têm nozes, na mesma maneira que não gosto de idomas guturais. Se seja válido não gostar de um sorvete, tambem deve ser válido ter uma opinião má de uma idioma.>>

Querido Paul, deixe-me esclarecer algo. Não disse que você é ignorante, contudo não concordo com sua explanação tendo em vista que o idioma não é como um sorvete, fabricado, mas sim é uma forte herança cultural, que faz povos diferentes estarem sob a mesma bandeira, e dizer que tais idiomas complexos são feios, é como menosprezar parte dessas culturas.

Quanto a chamar as pessoas de feias, isso depende muito. Para mim existem pessoas mal tratadas, e sem dinheiro, e jamais pessoas sem dinheiro. Uma pessoa que sempre teve bons tratamentos dentários, feliz consigo mesma, é bem cuidada em termos físicos, com certeza sera fisicamente mais bela que outra que não teve a mesma sorte ou destino.

Ao menos eu penso assim, e não pense que te chamei de ignorante, mas sim afirmei que esse seu pensamento ignora a cultura desses povos.

<<Claro que são ofrecidos - principalmente nas escolas. Ninguém pode aprender todos os idiomas que existe no mundo. Tem que escolher.>>

Outra vez que você me interpreta erroneamente. Na verdade eu quis dizer que nenhum idioma é concebido para ser ensinado numa escola, ou para soar belamente aos ouvidos, pois cada idioma é resultado de um complexo, engenhoso e tremendo que se processa durante anos. Se hoje aprendemos nossos idiomas escritos ou falados na escola, isso se deve à conquistas da sociedade humana, no campo da pesquisa, estudos e escrita. Mais uma vez, não estou menosprezando ninguém, apenas demonstrando meu ponto de vista, não concorda?
Ana   Tue Apr 07, 2009 10:58 pm GMT
Quero deixar aqui registrado meus sentimentos com relação às vitimas na Itália, infelizmente perdi uma grande amiga nessa tragédia natural.
Finalizando   Tue Apr 07, 2009 11:21 pm GMT
Não estou jogando lama, mas você está elogiando muito esse governo, estou tentando ser realista e crítico, espero que você esteja certa em tudo que está falando, mas infelizmente não é o que eu vejo no dia-a-dia, um governo extremamente corrupto, aonde não para de aumentar o gasto público, aonde a lei é a impunidade, aonde o populismo fala mais alto, aonde não se reprova mais as crianças nas escolas, para melhorar os índices da ONU, aonde se aplica bolsa esmolas diversas que é uma boa coisa, mas é apenas paleativa, eu quero ver medidas realmente boas, infelizmente vejo um governo que coloca bandidos e criminosos na câmara e no senado, mas também vejo muitas coisas boas, não só ruins, esse governo me surpreendeu, pois, o que se deve esperar de um partido que tem afinidades com comunistas? Coisa boa não é! Temia, mas vejo um governo que não cometeu nenhuma catástrofe, graças a Deus, fez até muita coisa boa, mas tem que melhorar muito.
Ana   Wed Apr 08, 2009 2:00 am GMT
<<Não estou jogando lama, mas você está elogiando muito esse governo, estou tentando ser realista e crítico, espero que você esteja certa em tudo que está falando, mas infelizmente não é o que eu vejo no dia-a-dia, um governo extremamente corrupto, aonde não para de aumentar o gasto público, aonde a lei é a impunidade, aonde o populismo fala mais alto, aonde não se reprova mais as crianças nas escolas, para melhorar os índices da ONU, aonde se aplica bolsa esmolas diversas que é uma boa coisa, mas é apenas paleativa, eu quero ver medidas realmente boas, infelizmente vejo um governo que coloca bandidos e criminosos na câmara e no senado, mas também vejo muitas coisas boas, não só ruins, esse governo me surpreendeu, pois, o que se deve esperar de um partido que tem afinidades com comunistas? Coisa boa não é! Temia, mas vejo um governo que não cometeu nenhuma catástrofe, graças a Deus, fez até muita coisa boa, mas tem que melhorar muito.>>

Tudo que digo é baseado em dados e se quiser posso postar todos aqui, mesmo com tudo isso que você falou, este Governo é melhor que o outro. Isso é fato. Você pode até dizer essas coisas que diz, mas no fundo sabe também que este governo tem seus defeitos, mas esta fazendo muito pelo Brasil.

Não pense que me contento, eu sou critica! E não sou petista miliciana nem democrata nem pmdebista. Sou brasileira, formada em Geografia, Pos-graduada em Estudos sociológicos, e com meu conhecimento, que não é muito, pretendi ajudar as pessoas a entender nossa realidade, complexa porém não completamente igual à que se pensa. E tem que melhorar muito, vamos esperar para ver Aécio, Dilma ou Serra em 2010. Um dos três tera de fazer melhor!

Não sou partidária de Lula e não ganho para ser. Apenas mostro fatos.
Melhor que o outro...   Wed Apr 08, 2009 2:21 am GMT
Melhor que o outro governo? Do que quem estabilizou o nosso país? Aí você foi longe de mais. Termino por aqui.
amigo   Wed Apr 08, 2009 11:20 am GMT
Ana sinto muito mas desejo dizer-te que as tuas mensagens sao chatas e tolas. Por favor para de as escreveres. O teu estilo parece muito com aquele do escritor mais estupido do Brazil:Coelho, textos longos demais e
enredo aborrecido.